quarta-feira, 8 de abril de 2009

Rescaldo da Via Algarviana

A Famosa Via Algarviana, deu muito trabalho a malta, e com grande espirito de sacrificio lá conseguimos chegar ao Cabo de São Vicente em Sagres. No dia 2 de Abril, pelas 9.30 partimos de Alcoutim rumo a Vaqueiros, com a companhia do Rio Guadiana ao nosso lado direito com paisagens espectaculares e excelente tempo. Ao final do dia chegamos a Vaqueiros onde ficamos num monte onde só habita uma pessoa, numa casa da Almargem (nossa casa assombrada). No dia seguinte partimos de Vaqueiros em Direcção a Benafim (que dia!!!!!!), muitas subidas em Cachopo e no Barranco do Velho, chegamos a Benafim no principio da noite (etapa puxada) e um pouco mal sinalizada em algumas partes da Via Algarviana. No dia 4 de Abril, Sabádo partimos de Benafim com mais elementos, Grosso, Rui Ventura, Luis Inácio, Pedro e o Gonçalves. Nesta Etapa entre Benafim e Silves, andamos com as Bikes as costas inumeras vezes, foi um percurso fácil contrastando com o anterior (felizmente), nessa noite ficamos no Bombeiros Municipais de Silves, nessa noite fomos assistir a uma peça de Bailado no salão. No dia 5 Abril, partimos de Silves em Direcção a Marmelete (aiiiiiiiiiiiii), foi um dia de grande sacrificio, só subidas com elevado grau de inclinação, mas lá conseguimos chegar e ficar na Casa do Povo de Marmelete e tomar duche na Escola de Marmelete. Finalmente no último dia fomos compensados, sempre a rolar até Sagres, com pequenas rampas pelo meio.
Nesta aventura de cinco dias, de realçar: As belas paisagens do interior do Algarve; a beleza das pequenas aldeias do inteiror; aldeias com pouca população e envelhecida; Notamos que as pessoas das pequenas aldeias sentem muita necessidade de falar com outras pessoas, sempre que fomos abordados por elas, era dificil de partir novamente; Muitas partes do Percurso da Via Algarviana está mal sinalizado; Percurso tem muitos mais quilometros do que o divulgado, pelo menos 340 km;
Agradecer a toda a equipa que possibilitou a realização desta aventura: Junta de Freguesia de Benafim, Almargem, Sport Club Benafim, Casa do Povo de Marmelete, Bombeiros Municipais de Silves, Deni, Margarida, Valter, Rui Ventura, Zé António, Paulo Carafo, Pedro, Joaquim Grosso, Luis Inácio, Gonçalves, José Ramos, Sérgio Caetano, Manuel Cunha, Paulo Costa, Sônia, Brilhantino, Bruno. Muito obrigado a todos.

1. Foi um dia muito bem passado na companhia de pessoas muito porreiras
    Tive e tenho muito gosto em acompanhar convosco e em ajuda-los sempre que precisarem.

Um abraço

Luis Inácio

2. Foram cinco dias completamente diferentes, com grande espirito de camaradagem, que permitiu conhecer mais um pouco do nosso desconhecido Algarve. Muito obrigado a todos. Grande Abraço Deni Vargues

3. Olá pessoal,
    É inevitável comentar esta nossa aventura da travesia da via algarviana. Foram 5 dias de BTT puro e duro, na companhia de excelentes companheiros e amigos. Ficam boas histórias para contar, as peripécias com os cães...foi inacreditável, mas finalmente os cães estão destrocados e entregues aos respectivos donos, não foi fáçil...fizeram umas férias em terras desconhecidas. Comentando o percurso, as minhas expectativas, estava realmente à espera de paisagens muito bonitas e floridas que a nossa serra do cladeirão teve para nos presentear, não esperava que o percurso tivesse tantas dificuldades, principalmente tantas zonas não cicláveis, mas a malta é rija, persistente e ninguém desistiu, além de ter havido momentos em que houve quem tivesse vontade de trocar a bike por uma cervezita...enfim comentários a quente com a presença de muito cansaço, ai Monchique que subidas intermináveis, quase que subiamos ao céu. Já passou, estamos prontos para mais, que venham as subidas, ficámos vacinados, não nos assustam. Agradeço a todos os que me fizeram companhia nestes 5 dias, gostei muito de pedalar e conviver convosco, bjs
    Margarida Correia

4. Então os bravos que fizeram esses magníficos dias de BTT não querem partilhar os tracks GPS com a malta para que possamos tentar um dia também?