quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Participação na Cicloperegrinação:Algarve-Fátima

A Equipa do Sport Club Benafim, irá participar com Vários Elementos no 8.º Cicloperegrinação Algarve- Fátima (Deni, José António, Margarida, Nuno Cavaco e Abel Maceira), que irão percorrer 422 km com partida no Sabádo dia 9 de Albufeira.

Etapas
1.ª Etapa (09-10-2010)
Albufeira – Aljustrel; Total: 135 Km

Para o primeiro dia, a mais longa das etapas e, por sinal bem durinha. Com a partida de Albufeira por volta das 10:30 os ciclo peregrinos terão pela frente uma tirada de 135 quilómetros onde a principal dificuldade será a passagem pelo Barranco do Velho. Um óptimo dia para em pleno Barranco do Velho desfrutar ao máximo da paisagem da Serra do Caldeirão, se o objectivo é cumprir o percurso na totalidade não vale a pena forçar muito aqui, caso contrário poderão acusar o esforço na planície alentejana.


2ª Etapa (10-10-2010)
Aljustrel – Montemor-o-Novo; Total: 130 km.

Depois do “aperitivo inicial” segue-se uma etapa de menor dificuldade mas, tal como a inicial, longa. Serão 130 quilómetros pela planície alentejana, com o pelotão a passar por Beja, Cuba, Vidigueira, Portel e Évora, numa etapa onde a principal dificuldade é uma subida a poucos quilómetros de Montemor-o-Novo.

3ª Etapa (11-10-2010)
Montemor-o-Novo – Alpiarça; Total: 100 km

Dia a dia as distâncias vão sendo mais curtas e, ao terceiro dia o pelotão vai chegar a Alpiarça, uma terra que quem já por aqui passou em ciclo peregrinação está desejoso de chegar. Alpiarça é o ponto de paragem preferido dos ciclos peregrinos, uma terra que ano após ano recebe este grupo como nenhuma outra. Foros de Vale Figueira, Lavre, Santana do Mato, Coruche, Raposa e Almeirim são os locais de passagem até à chegada em Alpiarça.
4ª Etapa (12-10-2010)
Alpiarça – Fátima; Total: 70 km

A mais curta das tiradas e das mais duras. Com saída agendada para as 08:00 mas normalmente antecipada devido aos compromissos religiosos dos peregrinos em Fátima e ao respectivo cumprimento dos horários estipulados, o pelotão tem pela frente apenas 70 quilómetros para dar por cumprido o objectivo proposto.
Para aqueles que cumpriram na íntegra o percurso até aqui, estes 70 quilómetros finais não serão qualquer problema. Chamusca, Chamusca, Entroncamento, Torres Novas e Aldeia do Bairro são alguns locais de passagem antes daquele que será o maior obstáculo antes de chegar a Fátima – A subida do Pafarrão. Normalmente, a paragem para reforço antes da subida, numa altura em que o corpo já está quente e o ligeiro descanso provoca o arrefecimento é o principal problema para enfrentar uma subida que quem a fizer ao seu ritmo, conseguirá ultrapassar sem dificuldades de maior.
Concluída a ciclo peregrinação é sempre algo de espectacular ver como o grupo super unido pelas dificuldades vividas ao longo dos 4 dias de viagem se junta em todas as celebrações de dia 12 de dia 13 de Outubro.

1 comentário:

  1. Bom dia pessoal!
    Foi com grande prazer que pedalei té Fátima na vossa companhia.
    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar