A Equipa do Sport Club Benafim, irá participar com Vários Elementos no 8.º Cicloperegrinação Algarve- Fátima (Deni, José António, Margarida, Nuno Cavaco e Abel Maceira), que irão percorrer 422 km com partida no Sabádo dia 9 de Albufeira.
Etapas
1.ª Etapa (09-10-2010)
Albufeira – Aljustrel; Total: 135 Km
Para o primeiro dia, a mais longa das etapas e, por sinal bem durinha. Com a partida de Albufeira por volta das 10:30 os ciclo peregrinos terão pela frente uma tirada de 135 quilómetros onde a principal dificuldade será a passagem pelo Barranco do Velho. Um óptimo dia para em pleno Barranco do Velho desfrutar ao máximo da paisagem da Serra do Caldeirão, se o objectivo é cumprir o percurso na totalidade não vale a pena forçar muito aqui, caso contrário poderão acusar o esforço na planície alentejana.
2ª Etapa (10-10-2010)
Aljustrel – Montemor-o-Novo; Total: 130 km.
Depois do “aperitivo inicial” segue-se uma etapa de menor dificuldade mas, tal como a inicial, longa. Serão 130 quilómetros pela planície alentejana, com o pelotão a passar por Beja, Cuba, Vidigueira, Portel e Évora, numa etapa onde a principal dificuldade é uma subida a poucos quilómetros de Montemor-o-Novo.
3ª Etapa (11-10-2010)
Montemor-o-Novo – Alpiarça; Total: 100 km
Dia a dia as distâncias vão sendo mais curtas e, ao terceiro dia o pelotão vai chegar a Alpiarça, uma terra que quem já por aqui passou em ciclo peregrinação está desejoso de chegar. Alpiarça é o ponto de paragem preferido dos ciclos peregrinos, uma terra que ano após ano recebe este grupo como nenhuma outra. Foros de Vale Figueira, Lavre, Santana do Mato, Coruche, Raposa e Almeirim são os locais de passagem até à chegada em Alpiarça.
4ª Etapa (12-10-2010)
Alpiarça – Fátima; Total: 70 km
A mais curta das tiradas e das mais duras. Com saída agendada para as 08:00 mas normalmente antecipada devido aos compromissos religiosos dos peregrinos em Fátima e ao respectivo cumprimento dos horários estipulados, o pelotão tem pela frente apenas 70 quilómetros para dar por cumprido o objectivo proposto.
Para aqueles que cumpriram na íntegra o percurso até aqui, estes 70 quilómetros finais não serão qualquer problema. Chamusca, Chamusca, Entroncamento, Torres Novas e Aldeia do Bairro são alguns locais de passagem antes daquele que será o maior obstáculo antes de chegar a Fátima – A subida do Pafarrão. Normalmente, a paragem para reforço antes da subida, numa altura em que o corpo já está quente e o ligeiro descanso provoca o arrefecimento é o principal problema para enfrentar uma subida que quem a fizer ao seu ritmo, conseguirá ultrapassar sem dificuldades de maior.
Concluída a ciclo peregrinação é sempre algo de espectacular ver como o grupo super unido pelas dificuldades vividas ao longo dos 4 dias de viagem se junta em todas as celebrações de dia 12 de dia 13 de Outubro.
Bom dia pessoal!
ResponderEliminarFoi com grande prazer que pedalei té Fátima na vossa companhia.
Um abraço a todos.